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SOCIAL NETWORKS - ADVANTAGES AND DISADVANTAGES OF ITS USE IN JOB HUNTING

Aluno: Micaela Sofia Faria Courelas


Resumo
Portugueses altamente qualificados estão a emigrar em busca de melhores condições de trabalho na área dos seus estudos, pois não conseguem encontrar empregos bem remunerados desempenhando as funções para as quais estudaram durante tantos anos. Os desempregados que permanecem em Portugal tentam encontrar trabalho de muitas maneiras. Alguns contentam-se com um emprego abaixo do seu potencial, outros procuram oportunidades na internet usando as redes sociais (/profissionais). Sites como o Facebook e o LinkedIn são ferramentas digitais, muitas vezes utilizadas como Virtual Markets, cheias de oportunidades para os desempregados e com bases de dados que ajudam os recrutadores na busca de candidatos. Este estudo irá fazer uma comparação entre as perspectivas dos recrutadores e dos candidatos relativamente à procura de emprego através das redes sociais; especificamente as oportunidades que o Facebook e o LinkedIn podem dar aos candidatos a emprego e a forma como os recrutadores podem expor essas oportunidades. Os resultados obtidos mostraram que o Facebook é a fonte de divulgação mais utilizada pelos candidatos, enquanto que os recrutadores tendem a usar mais o LinkedIn. Em termos do que é colocado online os dois grupos estão em sintonia, ambos concordam que a informação curricular é a chave para um perfil de sucesso. Os recrutadores sentem que há muita informação on-line, o que torna mais difícil encontrar o perfil procurado. A característica negativa mais apontada pelos candidatos é a afluência de informações enganosas on-line. Ambos veêm a falta de privacidade como uma grande desvantagem e networking como o maior beneficio.


Trabalho final de Mestrado