Aluno: Rita Fernandes Dos Santos Delfim
Resumo
O desenvolvimento da Internet, a crescente utilização das novas tecnologias, a par do uso, cada vez maior, dos social media, mudou a forma como as pessoas comunicam entre si, existindo atualmente um contexto online extremamente rico em informação.
Com vista a ajustar a estratégia de marketing das organizações a esta nova realidade, o reconhecimento das motivações dos consumidores para praticar eWOM constitui um aspeto determinante. Neste sentido, o presente trabalho pretende compreender de que forma o eWOM pode ser enquadrado com o comportamento de compra do consumidor e, desse modo, permitir uma melhor compreensão das motivações subjacentes ao mesmo.
A dinâmica do eWOM é analisada através de um suporte empírico assente no desenvolvimento e aplicação de um questionário online, constituido por uma amostra de 475 indivíduos.
A informação obtida é trabalhada e analisada estatisticamente (com recurso a SPSS - Statistical Package for the Social Sciences), sendo proposto um modelo SEM - Structural Equation Model - das motivações para a prática de eWOM no qual são testadas hipóteses de causalidade.
As motivações subjacentes à prática de eWOM identificadas no estudo foram o produto, a marca/empresa e o autointeresse. A preocupação social não foi considerada como estatisticamente significativa.
Não se verificaram diferenças expressivas no enquadramento da prática de eWOM com o comportamento de compra, ou seja, os consumidores sentem-se igualmente impelidos a praticar eWOM nas várias fases do comportamento de compra.
Trabalho final de Mestrado