Aluno: Ana Catarina Coelho Freitas Valente
Resumo
Com a evolução da tecnologia e o crescimento exponencial dos social media as organizações deparam-se com novos desafios. Tornando-se, necessário analisar o envolvimento dos colaboradores com a organização nos social media, uma vez que o conteúdo de social media dos colaboradores aumenta a credibilidade organizacional. Estes conteúdos partilhados são, muitas vezes, dados relativos ao trabalho, o que implica que a organização faz parte da identidade online do colaborador. Desta forma, pretende-se compreender qual é a associação entre a identificação com a organização e o envolvimento dos colaboradores com a mesma nos social media, nomeadamente no Facebook, aplicado no contexto da empresa Konica Minolta. Assim como, qual é o tipo de envolvimento (comportamental, emocional, cognitivo) que é mais forte por parte dos colaboradores da empresa.
A presente investigação foi conduzida com base numa abordagem quantitativa e com recurso a uma amostragem por conveniência e auto seleção, através de um questionário online com uma amostra total válida de 131 inquiridos, colaboradores da empresa Konica Minolta. Os resultados obtidos comprovaram que a identificação com a organização tem uma correlação positiva nos diversos tipos de envolvimento dos colaboradores com a organização nos social media, sendo que o tipo de envolvimento mais forte é o envolvimento emocional.
Trabalho final de Mestrado