Search button

ESTÁGIO CURRICULAR NO DEPARTAMENTO DE E-COMMERCE NOS CTT ? CORREIOS DE PORTUGAL

Aluno: GonÇalo David Lopes Machado


Resumo
A utilização de processos de negócio por via eletrónica é uma realidade presente em muitas empresas, visando a obtenção de vantagens competitivas e auxiliar no suporte à decisão. A forma como se faz comércio viu-se também impactada por esta tendência, sendo cada vez mais comum encontrar quem adquira produtos ou serviços por esta via. Hoje em dia verificamos os consumidores mais exigentes e informados. Sendo este tipo de operadores um elemento chave na cadeia de valor do e-commerce, assegurando a componente da logística e da distribuição, é importante que estes mantenham um elevado padrão de serviço e se mantenham informados sobre as pretensões dos e-buyers, já que o processo de entrega assume para o mesmo uma importância crescente, podendo impactar positivamente ou negativamente a sua experiência de compra. O presente relatório visa relatar a experiência do estagiário no departamento de e-commerce dos CTT e as tarefas por si desempenhadas. Dá também a conhecer a importância atual e futura que o e-commerce assume a nível europeu, e o papel fulcral que um operador postal pode desempenhar na cadeia de valor do e-commerce. Os CTT, como operador postal, veem-se confrontados atualmente com a problemática da digitalização crescente do correio, apostando neste departamento para fazer face a este problema, procurando desenvolver novos produtos e modelos de negócio neste âmbito, que permita à empresa continuar a subsistir.


Trabalho final de Mestrado