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O CONFLITO DE CANAIS E UMA ESTRATÉGIA DE E-BUSINESS NA OSRAM PORTUGAL

Aluno: Marta Dias Pereira Machado


Resumo
Nos últimos anos tem-se verificado um aumento na adesão das empresas ao e-business. Este tipo de negócio tem vindo a ganhar muitos adeptos uma vez que permite um maior crescimento e divulgação das marcas, ao mesmo tempo que automatiza e simplifica tarefas e processos de negócio que passam a ser feitos com recurso a meios eletrónicos. Este trabalho pretende identificar a melhor forma de proporcionar a possibilidade de compra online de produtos OSRAM em Portugal. Desta forma, utilizando a literatura existente, a documentação disponibilizada pela organização, observação e reuniões com colaboradores, foi desenvolvido um projecto no qual foi analisado o modelo de negócio dessa empresa e foram apresentadas e estudadas duas alternativas para a venda online: a criação de um canal próprio e a criação de uma parceria com o canal de Retail. Concluiu-se que a primeira alternativa apresentava uma grande desvantagem para a empresa: o conflito de canais. Numa estrutura de mercado ainda muito tradicional e onde a troca de fornecedor ocorre com grande facilidade, este conflito não é de todo desejável. Desta forma, a criação de uma parceria com um cliente de Retail foi a alternativa selecionada para o projeto e e foram desenvolvidas algumas ideias para a implementação da venda online na empresa.


Trabalho final de Mestrado