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How the pandemic impacted the social commerce and its acceptance

Aluno: Ana ClÁudia Ropio Rodrigues


Resumo
O aumento da popularidade das redes sociais e a utilização do Comércio Eletrónico deram origem a um novo modelo de negócios denominado Social Commerce (SC). SC envolve o uso de tecnologias Web 2.0 que possibilitam a interação dos utilizadores, facilitando a venda e compra online de produtos e serviços. A necessidade de entender o comportamento dos utilizadores do Social Commerce tem vindo a ser sugerida por autores académicos na área dos Sistemas de Informação (SI). Além disso, tendo em consideração que a pandemia COVID-19 afetou o comportamento online dos consumidores, torna-se importante analisar seu papel na intenção e uso efetivo de uma tecnologia. Para tal, a segunda versão da Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (UTAUT2) foi adaptada a fim de determinar quais fatores impactam a intenção e uso do Social Commerce. Neste contexto, construtos adicionais foram identificados, tendo em consideração o contexto pandémico atual. Foi realizada uma análise quantitativa, a partir de dados recolhidos de uma amostra de 209 inquiridos. O software Statistical Package for the Social Sciences e a abordagem Partial Least Squares (PLS) foram utilizadas para avaliar o modelo conceptual. Os resultados deste estudo revelaram que os construtos Hábito, Motivação Hedónica, Expectativa de Desempenho e Construtos do Social Commerce são significativos na formação da intenção comportamental e uso do SC. Também a pandemia revelou ter impacto na frequência de utilização do SC, sendo o construto Falta de Alternativas Percebida, um determinante na intenção de uso desta tecnologia.


Trabalho final de Mestrado