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A decisão de adoção de sistemas de informação por aquisição de competências resultante da obrigação de comunicação de documentos à Autoridade Tributária e Aduaneira

Aluno: AdÉrito LeitÃo Martins


Resumo
A adoção de sistemas de informação por parte das pequenas e médias empresas tem sido estudada pela comunidade académica que tenta identificar as razões que estão na origem das decisões de adoção. Da adoção de sistemas de informação verifica-se a aquisição de competências novas e destas competências há obtenção de vantagens relativas para as empresas. Este estudo pretende verificar qual o impacto que a obrigação de comunicação de documentos à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) teve na decisão de adoção de sistemas de informação pelas pequenas e médias empresas utilizando a TOE framework e se essa adoção gerou obtenção de novas competências e se estas geraram vantagens relativas. Este estudo concluiu que as empresas adotaram sistemas de informação em virtude da necessidade de comunicação de documentos à AT. Mas enquanto algumas empresas optaram pela adoção de sistemas que apenas utilizam para comunicação dos documentos, outras optaram por implementar sistemas de informação mais abrangentes que visaram satisfazer mais necessidades das empresas. As empresas que apenas adotaram um sistema de comunicação de documentos à AT justificam a sua decisão pelos custos de cumprimento fiscal e pela pressão externa e as empresas que adotaram sistemas mais abrangentes fizeram-no por razões de compatibilidade e por aquisição de conhecimentos de fontes externas. Em qualquer das situações as empresas conseguiram novas competências das quais resultaram vantagens relativas.


Trabalho final de Mestrado