Aluno: Luiza Rodrigues Da Silva
Resumo
A adoção de soluções de Inteligência Artificial (IA), o seu recente desenvolvimento e implementação, tem vindo a criar perspetivas de mudança profunda no trabalho e no futuro do trabalho.
A presente dissertação pretende explorar os potenciais efeitos da Inteligência Artificial no futuro do trabalho. Em primeiro lugar, foi realizada uma investigação de carácter exploratório através de um focus group, onde estiveram presentes peritos na área da tecnologia e sistemas de informação e que decorreu no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa (UL). Esta investigação teve como principal foco elencar potenciais efeitos que a IA poderá ter no futuro do trabalho, bem como classificá-los consoante a sua probabilidade, imediatismo e relevância dos acontecimentos.
Após a sessão focus group, foi desenvolvido um questionário, de carácter exploratório e aberto, que teve como objetivo entender a opinião da amostra em relação ao tema e se confirma os resultados obtidos em focus group. O mesmo recolheu um total de 207 respostas válidas. Os resultados do estudo mostram que, em geral, a perceção dos inquiridos sobre os potenciais impactos que a IA poderá ter no futuro do trabalho confirmam os resultados obtidos em sede de focus group.
Os dois estudos realizados indicam que a Inteligência Artificial (IA) poderá ter profundos efeitos no futuro do trabalho em várias dimensões e de uma forma gradual.
Trabalho final de Mestrado