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Design Science: Gamificação para a Sustentabilidade Ambiental

Aluno: Ana CÁtia AntÓnio Matias


Resumo
É imperativo alterar a forma como consumimos e como tratamos os resíduos que advêm desse mesmo consumo, e as crianças são o mais potente motor desta mudança. Assim, é importante conhecermos esta geração e adaptar a forma como nos dirigimos à mesma. A geração Alfa nasceu, e está a crescer, rodeada de tecnologia e é muito facilmente motivada por todas as características da mesma. Como tal, importa incluir ferramentas de ensino que entusiasmem e cativem esta geração. A gamificação é uma técnica que pode ser um complemento muito poderoso ao ensino, permitindo aos educadores motivar, mais facilmente, os seus alunos. Através da Design Science Research, foi desenhado um artefacto com o objetivo de educar crianças para a sustentabilidade ambiental e para as questões ambientais mais pertinentes. Este artefacto consiste num sistema gamificado, que poderá ser aplicado em contexto escolar. O artefacto foi validado através de seis entrevistas ao público-alvo e a especialistas. Essas entrevistas tiveram como objetivo compreender a adequação das técnicas utilizadas ao público-alvo e, se estas poderão solucionar o problema identificado. Através destas, foi possível perceber que a gamificação pode ser um motivador eficaz para as crianças. Dado que a solução desenhada lhes permite aplicarem os conhecimentos adquiridos quase imediatamente, os jogadores/alunos estão a consolidar os conceitos adquiridos de uma forma muito interativa e intuitiva. A utilização de jogos no ensino mostrou ser uma mais valia não só para os alunos como também para os professores, através da análise da informação recolhida pelo sistema.


Trabalho final de Mestrado