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A INFLUÊNCIA DAS LEIS DA PRIVACIDADE NO E-COMMERCE

Aluno: Joana Vanessa Santos Pedroso


Resumo
Atualmente, estamos na era da informação, onde tudo o que fazemos online deixa um rasto, ou seja, dados. Estes dados são o “petróleo da atualidade” e muitas vezes considerados o ativo mais valioso das organizações. Com eles, as empresas podem prever os comportamentos dos seus clientes ou consumidores, sugerir produtos ou mesmo vendê-los, sem a nossa autorização, para outras finalidades. A maioria dos estudos afirmam que a principal razão para a recusa do uso do e-commerce são as preocupações dos consumidores em relação à sua privacidade. Assim, esta dissertação de mestrado, estuda as políticas e as leis de privacidade existentes e o impacto das mesmas no uso do e-commerce. Através de um questionário em forma de experiência recolhemos dados sobre como é que os consumidores reagem a estas políticas e qual o seu nível de conhecimento em relação a elas. Responderam 211 pessoas e os dados foram analisados através do SmartPls e também, através de uma análise descritiva. Concluímos que atualmente as pessoas estão mais protetoras com os seus dados, não se importando de gastar mais dinheiro para se protegerem. Além disso notamos que as pessoas mais jovens são mais instruídas nesta área do que as pessoas mais velhas, que nem sempre reparam, ou têm conhecimentos em relação às ferramentas de privacidade.


Trabalho final de Mestrado