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SRM aplicado a uma organização do sector da electricidade

Aluno: Alexandra Mantas Calado


Resumo
O conceito de Supplier Relationship Management (SRM) surge da necessidade que as empresas têm de competição, de sobrevivência e de obtenção de vantagens competitivas perante as outras empresas, isto é, as empresas deverão apostar numa adequada gestão e comunicação com os vários fornecedores, de modo a obter benefícios para as mesmas e para os seus clientes. A implementação desta plataforma abrange a minimização de riscos, a redução de custos, a diminuição do tempo de atendimento e o aumento da produtividade. De modo a compreender melhor estas temáticas, o objetivo deste trabalho passa por apresentar o conceito de SRM bem como avaliar o impacto que esta ferramenta tecnológica tem no relacionamento com os fornecedores e no desempenho das empresas. Para o efeito, foi realizado um estudo de caso numa empresa do setor da energia (EDP-Energias de Portugal), mais propriamente no Departamento de Negociação e Compras onde, a partir do modelo de investigação do SRM, e através de inquéritos aplicados aos fornecedores e aos colaboradores, pretendeu-se responder aos seis pilares que compõem o modelo. Por fim identificou-se o posicionamento da empresa relativamente aos seis pilares do SRM. Recorreu-se a metodologias de análise de dados, nomeadamente, a análise de clusters para identificar os seis pilares. A maioria dos pilares foram fundamentados e conclui-se que a empresa está bem posicionada relativamente a esses pilares.


Trabalho final de Mestrado