Search button

Aplicação de Scrum na implementação do CRM Salesforce

Aluno: JosÉ Eduardo SilvÉrio Marques Amorim QueirÓs


Resumo
Atualmente, as atividades operacionais e estratégicas das empresas são alicerçadas nos sistemas de informação que as suportam. A utilização de metodologias ágeis ao longo do processo de desenvolvimento de software permite que a diferença entre as expetativas iniciais do utilizador final e o resultado final seja diminuta, através da utilização de ferramentas que contribuam para envolvimento de todos os stakeholders em todas as fases do ciclo de vida de implementação. Este projeto, na área de implementação de CRM (Customer Relationship Management) tem como objetivo a implementação da componente Sales Cloud do Salesforce CRM numa empresa da área das telecomunicações, de forma a fornecer um sistema de suporte à gestão das atividades comerciais, contemplando as necessidades demonstradas pela empresa em questão. Neste relatório de projeto, serão evidenciados os benefícios da utilização de métodos ágeis – mais precisamente, do SCRUM - ao longo da implementação do software de CRM Salesforce. Será efetuada uma revisão da literatura existente acerca da Transformação Digital, CRM, Salesforce e Métodos Ágeis, mais precisamente, o SCRUM. Posteriormente será efetuada uma descrição do trabalho prático do projeto desde a início até à fase em que nos encontramos atualmente. Para finalizar, serão detalhadas algumas dificuldades aliadas ao projeto, bem como as conclusões extraídas.


Trabalho final de Mestrado