Aluno: Paulo Alexandre AlcÂntara Jorge
Resumo
Nos últimos tempos temos assistido à valorização da informação, ao aumento da relevância da transformação digital e ao aumento de utilização de APIs. Nos últimos meses a transformação digital tornou-se ainda mais imperativa em função das consequências da pandemia.
Tendo sido identificada uma lacuna na literatura existente, o presente trabalho tem como objetivo propor e testar um modelo teórico para avaliar a utilização das APIs, identificando os seus business drivers, os seus desafios e os seus efeitos.
Com recurso a um questionário respondido por 124 indivíduos, na sua maioria programadores e diretores de sistemas de informação e à metodologia PLS-SEM executada no programa SmartPLS, foi possível encontrar evidência estatística para suportar oito das treze hipóteses formuladas.
Foram identificadas como razões para utilizar APIs: a procura por uma independência, por novos modelos de negócio e por uma melhoria de processos. Como desafio apenas o custo foi identificado. Proveniente da utilização advêm benefícios relativos à acessibilidade, à integração de sistemas, à especialização da organização e ao aumento da eficiência.
Trabalho final de Mestrado