Aluno: Mafalda Filipa Ramalho De Sousa Santos
Resumo
O uso das novas tecnologias digitais e as redes de comunicação interativas acompanham e
ampliam uma profunda modificação na relação com o saber. A web 2.0 não é somente um conjunto
de aplicações, mas sim, uma atitude de permanecer em rede e de compartilhar o conhecimento,
construindo a geração 2.0. O perfil de utilizador caracteriza-se pela defesa de um conhecimento
livre, no desejo de partilhar, de criar, adaptar e reutilizar conteúdos e de fomentar o conceito social
de rede global. De tal forma que a integração da web 2.0 no ensino superior não pode ser vista
apenas como um fenómeno de moda e com a mera adoção de novas tecnologias.
Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com uma abordagem quantitativa. Tem como
objetivos, realizar uma revisão de literatura acerca da relação da web 2.0 com o ensino superior,
desenhar um modelo conceptual e testar este modelo conceptual.
Trabalho final de Mestrado