Search button

Critical Success Factors for Activity Streams' Adoption in an Enterprise Context

Aluno: LuÍs Carlos Ratinho Da Silva


Resumo
A Internet e as tecnologias web são atualmente uma das principais fontes geradoras de informação.Neste contexto e num momento em que a conectividade entre os cibernautas é tema dominante, as redes sociais criadas através de Social Networking Sites (SNS) (Facebook, LinkedIn, Twitter) assumem cada vez mais o papel de veículo transmissor de informação a toda a comunidade de utilizadores.Os utilizadores acompanham as ?atualizações? através da subscrição dos perfis de amigos e/ou páginas de interesse pessoal.As mensagens apresentadas nos SNS seguem um mecanismo de subscrição e publicação de atividades designado por Activity Stream.A organização é uma ?entidade social conscientemente coordenada, com uma fronteira relativamente identificável, que funciona numa base relativamente contínua para alcançar um objetivo e/ou objetivos comuns? (Robbins, 1990).Assim torna-se num desafio fundamental perceber qual a aplicabilidade dos conceitos ?sociais? existentes na web numa perspetiva organizacional. Para dar suporte a este projeto de investigação foi desenvolvido um inquérito com o objetivo de identificar os fatores críticos de sucesso associados à implementação de Activity Streams num contexto organizacional.O inquérito foi divulgado a profissionais nas área das Tecnologias da Informação e comunicação através das redes sociais como é o caso do LinkedIn e do Facebook e também por e-mail.As questões do inquérito baseiam-se na revisão bibliográfica efetuada acerca dos conceitos: Enterprise Social Networking, Activity Streams e Fatores Críticos de Sucesso na implementação de sistemas de informação organizacionais.Os objetivos principais do inquérito são: verificar a viabilidade da implementação de mecanismos de Activity Streams e identificar os fatores críticos de sucesso para esta implementação.


Trabalho final de Mestrado