Search button

A influência do uso dos Sistemas de Informação de Marketing na tomada de decisão e criação de vantagem competitiva

Aluno: LibÂnia GalrÃo LourenÇo


Resumo
Atualmente com a necessidade e dependência da informação e conhecimentos nas organizações é necessário a utilização de Sistemas de Informação que permitam às organizações a melhor gestão dessa informação, assim como, apoiar na tomada de decisões. Na área do marketing, os SI permitem as empresas melhorar a sua eficácia e eficiência das operações e estratégias, para auxiliar na vantagem competitiva (Li et al., 2001). Para isso os objetivos desta dissertação são conhecer as variáveis em estudo, Sistemas de Informação de Marketing, Tomada de Decisão e Vantagem competitiva, perceber o impacto das três variáveis mencionadas assim como poder analisar a relação entre si. Com o propósito de desenvolvimento deste estudo foi realizada uma análise quantitativa, com recurso a um questionário direcionado a profissionais de Marketing, contou com a participação de 47 inquiridos. Para o tratamento das respostas foi utilizado o software Smart PLS 3 de modo a avaliar o modelo concetual. De modo a elaborar uma análise mais correta, recorreu-se ao construto VRIN, apresentado na literatura, que define-se como características que são pertinentes para a análise. Os resultados obtidos divulgam que a maioria dos construtos apresenta uma relação estatisticamente significativa, com exceção do Uso de Sistemas de Informação de Marketing que não revela impacto estatisticamente significativo em relação à vantagem competitiva. Assim é possível concluir que, através dos resultados divulgados, que os construtos, Uso de Sistemas de Informação, Tomada de Decisão, Vantagem Competitiva e VRIN apresenta uma relação estatisticamente significativa entre si, com exceção do Uso de Sistemas de Informação de Marketing que não revela impacto estatisticamente significativo em relação à vantagem competitiva.


Trabalho final de Mestrado