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Análise e Melhoria de algoritmo de deteção de falsos positivos na manutenção de keywords para os ODS

Aluno: Maria ConstanÇa Rodrigues Bizarro De SÁ Portalete


Resumo
Na sequência de uma conferência sobre o Desenvolvimento Sustentável, em 2012, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou um conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a serem atingidos até ao ano de 2030. Nesse âmbito, todas as organizações, inclusive Universidades e Instituições de Ensino, devem redefinir a sua estratégia por forma a contribuírem para um futuro mais sustentável. O papel das Instituições de Ensino Superior (IES) torna-se crucial para a implementação das metas estipuladas pela ONU e a concretização dos 17 ODS pois as IES são responsáveis por incorporar os ODS nas suas atividades, ao nível da investigação produzida, na educação, e na própria estratégia de gestão e interação com a sociedade. É sem dúvida muito importante analisar as competências que as IES estão a promover, o seu compromisso e o seu papel como meio de disseminação de conhecimento para os futuros agentes de mudança – os alunos. É neste âmbito que surge o presente projeto como forma de melhorar uma ferramenta de Business Intelligence já existente no ISEG, que recorre a dashboards para mapear e apresentar informação referente a atividades académicas, e que é responsável por fazer a classificação dessas atividades nos ODS. Na solução existente, o resultado apresentava um elevado número de atividades classificadas nos ODS, o que despertou o nosso sentido de análise. Comprovada a existência de falsos-positivos, foram analisadas novas abordagens e ajustes necessários ao algoritmo de classificação das atividades. Após alguns testes para garantir que havia justificação para as novas abordagens serem implementadas, chegou-se a uma solução final que incluí uma nova condição de classificação e, ainda, uma adaptação à abordagem sugerida por Luhn (1958). Tendo por base informação mais sustentada, foi possível chegar a uma solução que consolidou a informação que os dashboards evidenciam, tanto quanto ao número de contribuições como também da sua evolução ao longo do tempo, o que facultará ao ISEG o acesso a dados mais fiáveis, facilitando a tomada das decisões e o planeamento estratégico da Instituição.


Trabalho final de Mestrado