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SOCIAL MEDIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM PORTUGAL: UM ESTUDO DE CASO NA CÂMARA MUNICIPAL DE OEIRAS

Aluno: Catarina Macedo Frutuoso


Resumo
Com acesso a cada vez mais informação, os cidadãos estão mais exigentes e mais sofisticados quanto às expectativas de como a Administração Pública deve responder às suas necessidades. Com o aparecimento dos social media, como os blogues ou as redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.), e a sua crescente utilização, surgem novas oportunidades de relacionamento com o cidadão e de atender às suas necessidades. Neste âmbito, o presente trabalho procura responder à questão central de investigação “Como são utilizados os social media numa Câmara Municipal portuguesa?”. O principal objetivo deste estudo consiste em perceber como os social media estão a ser adotados na Administração Pública Local e fornecer algumas recomendações úteis sobre a sua utilização. Para isso, procurou-se também perceber as motivações e objetivos da presença nestas plataformas e identificar o seu impacto no relacionamento com o cidadão. O método de investigação adotado foi o estudo de caso, realizado na Câmara Municipal de Oeiras. Os resultados obtidos reforçam a ideia que a presença nos social media deve ser feita de uma forma cuidada e planeada, promovendo o engagement com o cidadão. Dada a complexidade e volatilidade destes meios de comunicação, as entidades públicas devem interiorizar que não basta criar uma página no Facebook, é necessário uma estratégia integrada com os restantes canais de comunicação, e uma mudança na cultura, estrutura, pessoas e nos processos para desenvolver uma relação mais próxima e transparente com o cidadão.


Trabalho final de Mestrado