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O Impacto da Realidade Aumentada no Comércio Online e Off-line

Aluno: Henrique Monteiro Filipe Ribeiro


Resumo
O constante crescimento tecnológico permite o desenvolvimento de várias tecnologias com capacidade para beneficiar a vida das pessoas e contribuir para melhores experiências de compra. Nas últimas décadas, o comércio online tem vindo a obter uma importância cada vez maior, devido às vantagens que proporciona aos consumidores. No entanto, também o comércio tradicional de loja continua a ter uma grande presença em Portugal. A interação e visualização em tempo real do produto, antes de efetuar uma compra, são algumas das principais razões para que a adoção do comércio online não seja ainda maior. Neste contexto surge a Realidade Aumentada (RA), uma tecnologia em crescimento com características que lhe permitem ter capacidade para melhorar as experiências de compra online. Os objetivos deste trabalho são estudar a presença, relação e o impacto, tanto atual como potencial, que as tecnologias de Realidade Aumentada têm no comércio online e no off-line (tradicional). O estudo é feito através de uma análise de diversas variáveis, as quais se irão refletir na intenção de compra, e na satisfação do consumidor. Para esta investigação foi utilizada uma abordagem quantitativa dedutiva na recolha e análise de dados. O instrumento de recolha de dados utilizado foi o questionário, efetuado a consumidores que efetuem compras online em Portugal. Os resultados obtidos suportaram a maioria das hipóteses estudadas, validando o modelo apresentando. Foi possível verificar que a influência social, a motivação para experimentar e a inovação pessoal com tecnologia influenciam de forma positiva as expectativas. Já a utilidade percebida, a facilidade de uso percebido e o benefício de uso percebido tem influência no desempenho percebido. Este desempenho percebido, por sua vez, influencia positivamente a (des)confirmação de expectativas e a Satisfação do consumidor. Concluiu-se também que tanto as expectativas originais, como a (des)confirmação destas, têm impacto na intenção de compra.


Trabalho final de Mestrado