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Sports Analytics: Fan engagement process through Fan Relationship Management (FRM) systems

Aluno: Miguel AraÚjo Tavares De Melo


Resumo
Numa era onde os avanços tecnológicos têm impactado diversos setores de atividade, as organizações procuram encontrar diversas formas de obter vantagens competitivas face à sua concorrência. Neste sentido, um dos setores onde se têm assinalado grandes mudanças é o desportivo. Contudo, e apesar de muitas organizações desportivas disporem de elevados volumes de informação, estas não implementam as estratégias adequadas que lhes permitam o aumento das receitas e da sua reputação num panorama social. Assim, surgiu a necessidade destas organizações reorientarem o foco da sua visão e da sua estratégia para o coração do seu negócio: os adeptos. Deste modo, o foco passa por criar, desenvolver e melhorar as relações com estes, expandindo a marca e aumentando o grau de lealdade da massa associativa, com a finalidade de aumentar receitas e de desenvolver um ambiente saudável em torno da organização. Neste trabalho, que teve por base um estudo de caso a uma organização desportiva, irá ser abordado o conceito de Fan Relationship Management, a forma como a visão e os sistemas de informação da organização impactam as relações com os adeptos e, ainda, as estratégias que devem ser adotadas para aumentar a lealdade destes. Assim, foram realizadas entrevistas e um questionário aos adeptos. Os resultados destas abordagens foram positivos, permitindo concluir que a estratégia da organização está bem definida e focada nos adeptos, as campanhas têm aumentado a lealdade dos adeptos, existe uma elevada intensidade de interação dos adeptos para com o clube e, finalmente, os adeptos sentem-se reconhecidos pelo clube.


Trabalho final de Mestrado