Aluno: Eva Cristina Encarnado Cidades
Resumo
A evolução do e-commerce tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos à semelhança das tecnologias, prevendo-se que 2.14 mil milhões de pessoas realizem compras através da Internet em 2021, num contexto de B2C.
No contexto pandémico atual, certos fatores poderão ganhar relevância e exercer influência na atitude e comportamento dos consumidores, em especial no que toca à maior recetividade que terão em aceder ao e-commerce e efetuar compras por esta vertente. Os principais objetivos do presente estudo são compreender os efeitos da pandemia provocada pelo novo Coronavírus no comportamento dos consumidores em relação às compras online, as alterações e fatores que o influenciam. Foi proposto um novo modelo de análise da intenção de uso e uso do comércio online, relacionando vários modelos teóricos utilizados no estudo da aceitação da tecnologia e do comportamento dos consumidores.
Conclui-se que a confiança em relação ao uso do comércio online, o hábito, a motivação hedónica e a utilidade percebida têm um efeito positivo na intenção de uso do comércio online, com maior ou menor intensidade. Pelo contrário, a atitude em relação ao uso do comércio online, o controlo comportamental, a facilidade de uso percebida, o benefício relativo e as condições facilitadoras não se apresentaram estatisticamente significativos para influenciar positivamente a intenção de uso do comércio online.
Verificou-se que a rotina e hábitos diários desde o surgimento da Covid-19 influenciaram a intenção e uso do comércio online por parte da amostra utilizada.
Trabalho final de Mestrado