Search button

Gestão de Identidades Corporativas numa empresa de Telecomunicações

Aluno: Bruno Manuel Rosas Marques


Resumo
A Gestão de Identidades Corporativas (identificada na literatura como Identity and Access Management ou pelas siglas IAM, I&AM ou ainda IdM) é, para muitas empresas, um tema difícil de endereçar devido à complexidade dos seus múltiplos sistemas de informação. Muitas vezes colocam-se questões relativas às funções de negócio que cada colaborador executa na organização, acerca de quais os acessos e permissões a sistemas de que realmente necessita para o seu trabalho e quais as permissões que atualmente possui. Dar uma resposta precisa a estas questões num determinado instante do tempo é muitas vezes impossível, devido à mobilidade entre empresas, à rotatividade dos colaboradores e à própria evolução temporal dos sistemas. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto de IAM numa grande empresa de Telecomunicações, designado por GIU ? Gestão Integrada de Utilizadores, no qual o autor desempenhou o papel de investigador utilizando a metodologia de Action Research. O objetivo da investigação consistiu em, para além de colaborar na implementação do projeto, refletir sobre os aspetos positivos e negativos das decisões tomadas e produzir um conjunto de fatores críticos de sucesso e boas práticas para a implementação de projetos deste tipo. Além disto, procura-se ainda indicar caminhos futuros para a melhoria da plataforma, em interligação com a área de Qualidade de Dados, que permitam que o GIU seja uma fonte de verdade ainda mais credível no que diz respeito à informação de utilizadores e perfis que reside em cada um dos seus sistemas-alvo.


Trabalho final de Mestrado