Aluno: JoÃo Miguel Correia Vieira
Resumo
Com o rápido desenvolvimento da web e da importância dos websites na vida dos utilizadores, a personalização tornou-se uma prática comum e uma estratégia fundamental para o sucesso de um website. Os websites têm de ser capazes de oferecer serviços personalizados, onde as necessidades e preferências de cada utilizador sejam tidas em conta na interação com o sistema. De forma a ir de encontro a estas necessidades e assim aumentar a satisfação dos utilizadores, os websites podem utilizar técnicas, ou estratégias, que procurem criar um estado de empatia para com o utilizador criando uma experiência mais pessoal e dinâmica.
Com este estudo, pretende-se perceber quais as estratégias empáticas mais adequadas para diferentes tipologias de websites. Paralelamente, pretende-se analisar as características essenciais para um website com o foco na relevância da personalização e por último perceber a perspetiva dos utilizadores em relação às estratégias empáticas.
Com a recolha dos dados, através de um inquérito, foi possível identificar as estratégias mais adequadas para cada tipologia, assim como a personalização que mostrou ser um fator determinante. Foi possível extrair 4 fatores da análise fatorial que permitem resumir os resultados encontrados nas estratégias empáticas. Quanto à perspetiva dos utilizadores em relação às estratégias empáticas, ficou demonstrado que devem ser feitas melhorias em algumas destas estratégias, contudo, os benefícios e vantagens que estas podem trazer também são claras para os utilizadores, isto apesar de haver ainda algum desconhecimento de alguns conceitos mencionados neste projeto.
Trabalho final de Mestrado