Aluno: Albert Tiago Santos
Resumo
A gestão do conhecimento desenvolvida pelas redes sociais através de mecanismos de big data impulsionou, nos últimos anos, reformas significativas nas estratégias de negócio das organizações, facto que, existe actualmente uma estreita relação entre redes sociais e organizações na dinamização do e-commerce, sendo o conhecimento caracterizado como um recurso fundamental ao desenvolvimento de estruturas de suporte à decisão e obtenção de vantagem competitiva no mercado.
Este estudo exploratório centra-se nesta crescente dependência das organizações relativamente ao conhecimento desenvolvido pelas redes sociais e o modo como este impulsiona e favorece estrategicamente as organizações no e-commerce.
Através da aplicabilidade do método qualitativo com recurso a entrevistas a peritos foi possível desenvolver um íntegro cenário de entendimento sobre a forma como as redes sociais desempenham um papel de intermediários nas relações do e-commerce, de que forma são favorecidas pelos seus mecanismos de big data e em que medida as organizações dependem das redes sociais.
As conclusões contribuem para o impulso de novas investigações no âmbito das estratégias de big data aplicadas nas tecnologias de informação e comunicação e ao poder do conhecimento inerente ao sucesso destes mecanismos.
Trabalho final de Mestrado