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Um estudo Empírico Sobre a Aceitação de Dispositivos Wearable pelo Consumidor Português.

Aluno: Ana Sofia Garcia Alves


Resumo
A internet das coisas (em inglês, Internet of Things ? IoT) é a mais recente evolução na web que incorpora milhares de milhões de dispositivos (como câmaras, sensores, RFID, smartphones, e wearables), que são controlados por diferentes organizações e pessoas que os empregam e utilizam com as mais variadas finalidades. Uma vez que a IoT é um desenvolvimento recente, ainda há uma carência de estudos sociais, comportamentais, económicos e de gestão da IoT. A Tecnologia wearable pode ser considerada como uma subcategoria da IoT e está a tornar-se cada vez mais utilizada em todo o mundo. Este estudo centra-se na análise da aceitação de dispositivos wearable pelos consumidores, bem como nos seus determinantes, propondo um modelo adaptado do UTAUT2. Foi escolhida uma abordagem quantitativa com base em questionários aplicados a uma amostra não probabilística por conveniência a 168 inquiridos. A análise dos dados foi realizada através do PLS (Partial Least Squares). Os resultados do trabalho confirmaram a validade do modelo conceptual e permitiram analisar a intenção dos consumidores portugueses relativamente ao uso de dispositivos wearable, onde se verificou que o hábito é a variável que mais influencia a intenção de uso desta tecnologia. Embora os dispositivos wearable sejam cada vez mais conhecidos, os estudos empíricos sobre as perceções dos utilizadores estão ainda numa fase inicial. Tanto quanto é do nosso conhecimento, este estudo é uma das primeiras iniciativas académicas em Portugal que estuda a utilização de wearables. As conclusões contribuem para a ampliação do conhecimento académico sobre o tema.


Trabalho final de Mestrado