Search button

A Influencia dos Sistemas Instant Messaging na Performance dos Utilizadores Corporativos

Aluno: Filipa Alexandra Charrua Leandro


Resumo
Os Sistemas Instant Messaging (IM) são utilizados todos os dias por milhões de colaboradores organizacionais, com o intuito de atenuar e facilitar as transacções de informações de negócios, quer internas quer externas. Como todos os sistemas de comunicação corporativos, existem consequências positivas e negativas associadas à utilização de Sistemas IM que afectam o desempenho dos utilizadores corporativos e da organização. A presente dissertação pretende identificar os factores que influenciam o desempenho dos utilizadores corporativos de Sistemas IM, resumindo a teoria já existente, ou seja, pretende-se saber como é que a utilização de Sistemas IM influencia a performance dos utilizadores corporativos. Simultaneamente com a sintetização dos factores que influenciam a performance dos utilizadores, procura-se demonstrar que está ao alcance das organizações minimizar, ou até eliminar, as influências negativas associadas à utilização dos Sistemas IM, realçando as influências positivas. Para a prossecução do objectivo referido acima foi realizado um estudo de caso em diversas organizações. Para a comparação dos factores encontrados na revisão da literatura com a realidade das organizações, foram entrevistados Gestores de Departamentos onde se utiliza um Sistema IM diariamente. Após a recolha dos dados, seguiu-se uma análise qualitativa do seu conteúdo com a finalidade de corroborar as informações retiradas na análise teórica. O estudo demonstrou que o impacto destes factores na performance dos utilizadores corporativos tem vindo a perder expressão, isto é, a maioria dos factores identificados está dependente da capacidade de auto-gestão, das escolhas e comportamentos dos utilizadores no seu dia-a-dia.


Trabalho final de Mestrado