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Applying Configurational Theory to Understand Mobile App Success

Aluno: Ricardo Fernandes Duarte


Resumo
Os smartphones estão a atingir novos recordes de vendas, e o número de aplicações disponíveis nas lojas continuam a crescer tendo atingido um total combinado de 3.4 milhões de aplicações (Statista, 2015), tornando este mercado apetecível para investidores, empresas, e developers. No entanto, de todas estas aplicações, apenas algumas são bem sucedidas. Este estudo baseia-se no conhecimento existente sobre sucesso de aplicações móveis e contribui para o conhecimento propondo uma teoria configuracional para o sucesso de aplicações móveis. Para atingir este objetivo é utilizada a análise comparativa qualitativa, na sua variante difusa (fsQCA), de modo a identificar as condições antecedentes para o sucesso de aplicações móveis. Foram extraídos os dados das 100 aplicações melhores classificadas no ranking da Apple App Store, e os resultados obtidos na análise fsQCA foram os seguintes: (i) aplicação pequena, (ii) baixa pontuação dos utilizadores com muitas línguas suportadas e poucas versões suportadas, (iii) categorias populares com alta pontuação dos utilizadores e poucas línguas suportadas, (iv) categorias populares com muitas versões suportadas e poucas línguas suportadas, e (v) categorias populares com alta pontuação dos utilizadores e muitas versões suportadas, são condições suficientes para o sucesso de aplicações móveis. Curiosamente, uma aplicação pequena é uma condição tanto necessária e suficiente para o sucesso de aplicações móveis.


Trabalho final de Mestrado