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GESTOR 4.0: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Aluno: Maria JosÉ NazarÉ Morais Frutuoso


Resumo
Os progressos, associados à Indústria 4.0, estão a ter um impacto profundo na transformação da estrutura do mercado de trabalho. Estes fenómenos têm exigido uma especial atenção na identificação e aquisição das competências consideradas essenciais para participar na atual sociedade. No cerne destas transformações está, frequentemente, o papel do gestor. Para fazer face a todos os desafios que lhe são inerentes, hoje e nos próximos anos, é essencial que o gestor possua um leque de competências adequado. Porém, apesar dos contributos das publicações existentes verifica-se que não existe consenso no conjunto de competências mais relevantes a desenvolver. É neste contexto, que surge o presente estudo, cujo objetivo visa identificar, através da agregação da literatura existente, as competências relevantes para que os ?Gestores 4.0? possam ser bem-sucedidos nos seus desafios laborais. De forma a alcançar este objetivo, realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), tendo por base a abordagem PRISMA. De um total de 327 artigos, foram analisados os 30 que obedeceram aos critérios orientadores selecionados. Desta análise identificaram-se um total de 220 competências, posteriormente agrupadas segundo o framework proposto pela Partnership for 21st Century Skills (P21). As principais competências encontradas para os gestores no novo milénio centram-se no grupo de competências Comunicação e Colaboração, nomeadamente o trabalho em equipa e a comunicação oral e escrita. Por outro lado, foi possível verificar o caráter intemporal deste grupo de competências, uma vez que estas foram realçadas em quase todas as décadas abrangidas pelo estudo.


Trabalho final de Mestrado