Aluno: AndrÉ Filipe Correia Batista Santos
Resumo
Uma análise incorretamente efetuada com base em falsas premissas, devido a por exemplo falta de informação, pode provocar prejuízos incalculáveis em empresas cuja sua atividade esteja relacionada com o setor da bolsa. Ao longo do tempo têm sido construídos métodos de análise e de recolha de informação para mitigação desse risco. Os profissionais da área têm cada vez mais informação disponível para analisar, sendo que a grande maioria se encontra localizada on-line, através dos sites das empresas, de brokers, de reguladores e também através de sites noticiosos, redes sociais e muitos outros locais.
Toda esta informação disponível levou à formação de questões sobre as melhores formas de a aproveitar, levando assim ao aparecimento do Big Data, que se foca no tratamento de grandes quantidades de dados.
O objetivo desta dissertação passa por relacionar o tema das Transações em Bolsa com o Big Data e perceber se é possível tirar partido deste novo conceito para mitigar o risco das operações em Bolsa.
Para cumprir este objetivo apresento uma revisão de literatura sobre ambos os temas e uma análise às respostas obtidas através de um questionário a um painel de peritos composto por 47 elementos.
Trabalho final de Mestrado