Aluno: Ana Filipa Gualberto Neto
Resumo
O comércio eletrónico B2C (empresa-consumidor) tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos. Sendo a confiança um dos fatores com mais impacto na decisão de compra dos consumidores online, torna-se fundamental identificar as suas principais componentes e estudar os seus antecedentes, de forma a estabelecerem relações de cooperação que facilitem as transações online.
O presente trabalho tem como objetivo propor e testar um modelo teórico para avaliar a existência de uma relação entre as dimensões de confiança (confiança na internet, confiança no fornecedor e confiança em terceiros) e dos seus antecedentes (qualidade do site e satisfação) na atitude em relação à compra de produtos eletrónicos online.
De forma a validar-se o modelo de investigação proposto e respetivas hipóteses, foi elaborado um questionário online, tendo-se obtido um total de os 183 respostas. As respostas dos inquiridos foram posteriormente analisadas utilizando o PLS (Partial Least Square -Mínimos Quadrados Parciais).
Os resultados obtidos corroboraram cinco das dez hipóteses de investigação inicialmente formuladas. O antecedente Satisfação não exerceu qualquer efeito significativo nas Dimensões de Confiança. Por sua vez, o antecedente Qualidade do Site mostrou não só exercer um efeito positivo em todas as Dimensões de Confiança, como também, se revelou determinante para a Satisfação dos consumidores online. A Confiança na Internet revelou-se a única Dimensão de Confiança que exerceu um impacto positivo na Atitude em Relação à Compra online.
Trabalho final de Mestrado