Aluno: Elsa Fernandes Dos Santos
Resumo
Numa altura em que a consciencialização sobre big data e as suas ferramentas de implementação estão constantemente a evoluir, a área paralela de projetos de big data está a crescer.
As organizações estão neste momento numa etapa onde compreendem o que é big data e têm uma perceção acerca das vantagens competitivas que podem colher dele. Como resultado, revela-se a importância de compreender como passar à fase seguinte: implementação de big data dentro das organizações.
Este estudo foi realizado com o método de caso de estudo para explorar quais os fatores críticos de sucesso (FCS) existentes numa implementação de sucesso de um projeto de big data.
Os dados sob a forma de entrevista e materiais foram recolhidos e analisados acerca de 2 unidades de análise (2 projetos). Procuraram-se padrões entre as 2 unidades e foi feita uma comparação com a revisão de literatura feita previamente para derivar uma lista de FCS observados.
Os principais FCS encontrados foram: (i) escolha de um caso de negócio quantificável e central para o negócio, passível de rápida implementação; (ii) promoção por parte da gestão de topo; (iii) conhecimento das relações de poder dentro da organização; (iv) ferramentas Hadoop apropriadas e (v) equipa com experiência comprovada em implementação.
Trabalho final de Mestrado