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A Adoção e a Difusão do Uso de Tecnologias Disruptivas no Mercado Imobiliário Português

Aluno: Marta Sofia Cunha Espadeiro


Resumo
A aplicação de tecnologias disruptivas no mercado imobiliário português tem vindo a ganhar algum impacto na comercialização de imóveis, sendo já utilizadas tecnologias como Inteligência Artificial, Big Data Analytics, drones e RPA. Porém, apesar de existir a conscientização de que as novas tendências tecnológicas são importantes para este mercado, a sua penetração tem sido demasiado lenta. Perante a pandemia COVID-19, o recurso à tecnologia pode e deve servir para a recuperação do mercado imobiliário, mas apenas na condição de ser adaptada a verdadeira era tecnológica apoiada de uma filosofia radicalmente diferente acerca do uso de tecnologias que poderão tornar o mercado imobiliário disruptivo e na condição de todos os profissionais imobiliários envolventes entrarem definitivamente nesta era. Neste âmbito, foi elaborado o presente estudo com o objetivo de compreender como estão a ser aplicadas estas tecnologias no mercado imobiliário português, o seu potencial e a sua relevância, tal como o entendimento sobre os fatores que influenciam a sua adoção e difusão. Para tal, foi elaborado um modelo conceptual baseado na framework Technology, Organizational & Environment (TOE) de Tornasky e Fleischer (1990) e na literatura existente, pois foram adicionados construtos a este modelo, para além dos seus originais. Com base nesta elaboração, foram realizadas oito entrevistas a sete organizações imobiliárias portuguesas, com localização no distrito de lisboa cuja principal atividade imobiliária é a compra e venda de imóveis. Os resultados apontam para uma grande noção de relevância das tecnologias em estudo, porém este mercado encontra-se atrasado face à sua potencial disrupção. Deste modo, as tecnologias estão a ser utilizadas para melhorar derivados aspetos, mas o seu proveito ainda não está a ser realmente significativo e os seus fatores estão principalmente relacionados com a estrutura empresarial, custos, falta de incentivos governamentais, não aceitação da mudança do todo organizacional, entre outros. Deste modo, é esperado que os resultados apresentados na dissertação possam auxiliar no processo de comercialização de imóveis e impulsionar mais estudos neste contexto, sendo que a falta destes foi uma limitação identificada.


Trabalho final de Mestrado