Aluno: Ana Catarina De Faria Blanc FÉlix Matias
Resumo
Nos últimos anos, tem havido um grande avanço tecnológico e as novas tecnologias têm estado cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, mesmo sem nos apercebermos, um destes casos é a inteligência artificial (IA).
Um dos grandes impactos que a IA tem no nosso dia-a-dia é no e-commerce. O e-commerce é conhecido como o modelo de negócio que utiliza as diversas plataformas eletrónicas para fazer comércio online de bens.
Este estudo centra-se na análise da perceção dos consumidores relativamente à influência da inteligência artificial no e-commerce, com particular enfoque nos chatbots. O presente trabalho considera a apresentação de um modelo conceptual, baseado, principalmente, na Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia 2 (UTAUT2), juntamente com a análise das variáveis latentes que foram identificadas como necessárias. A abordagem escolhida foi a quantitativa, baseando-se na realização de um inquérito, que decorreu durante o mês de Junho, onde foi obtido uma amostra de 569 inquiridos. A análise dos dados foi realizada através do Partial Least Squares (PLS), sendo utilizado o software Smart PLS 3.0.
Por fim, o resultado da análise dos dados recolhidos comprovou a validade do modelo apresentado, sendo que os fatores que mais influenciaram a intenção dos consumidores de utilizarem chatbots no e-commerce são o Hábito, Utilidade, Facilidade de Uso, Atitude e Diversão Percebida.
Trabalho final de Mestrado