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A INFLUÊNCIA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO E-COMMERCE: O USO DOS CHATBOTS

Aluno: Ana Catarina De Faria Blanc FÉlix Matias


Resumo
Nos últimos anos, tem havido um grande avanço tecnológico e as novas tecnologias têm estado cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, mesmo sem nos apercebermos, um destes casos é a inteligência artificial (IA). Um dos grandes impactos que a IA tem no nosso dia-a-dia é no e-commerce. O e-commerce é conhecido como o modelo de negócio que utiliza as diversas plataformas eletrónicas para fazer comércio online de bens. Este estudo centra-se na análise da perceção dos consumidores relativamente à influência da inteligência artificial no e-commerce, com particular enfoque nos chatbots. O presente trabalho considera a apresentação de um modelo conceptual, baseado, principalmente, na Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia 2 (UTAUT2), juntamente com a análise das variáveis latentes que foram identificadas como necessárias. A abordagem escolhida foi a quantitativa, baseando-se na realização de um inquérito, que decorreu durante o mês de Junho, onde foi obtido uma amostra de 569 inquiridos. A análise dos dados foi realizada através do Partial Least Squares (PLS), sendo utilizado o software Smart PLS 3.0. Por fim, o resultado da análise dos dados recolhidos comprovou a validade do modelo apresentado, sendo que os fatores que mais influenciaram a intenção dos consumidores de utilizarem chatbots no e-commerce são o Hábito, Utilidade, Facilidade de Uso, Atitude e Diversão Percebida.


Trabalho final de Mestrado