Aluno: Nelson Edgar MoÇo Soares
Resumo
Apesar de toda a literatura publicada sobre a melhoria da qualidade de dados, problemas de qualidade de dados continuam a afetar a operacionalidade das empresas e dos seus sistemas de decisão. Reconhecendo este facto, a RetailPC, uma empresa de comércio a retalho de equipamento informático, aceitou a realização da presente investigação, a qual teve como objetivo a avaliação e melhoria da qualidade de dados da sua entidade Cliente, durante um processo de migração de dados entre dois ERPs (Primavera Professional para SAP Business One).
Para o efeito, foi utilizada a metodologia Action Research, uma vez que permite ao investigador assumir um papel intervencionista na resolução do problema da qualidade de dados. No caso concreto deste trabalho, foi avaliada e melhorada a qualidade de dados durante a migração entre ERPs e alterados processos de recolha dos mesmos, tendo sido disponibilizados meios de diagnóstico para futuros ciclos de Action Research.
No final, foi possível constatar que a qualidade de dados foi melhorada significativamente. Foi possível corrigir todos os erros detetados nos atributos ShipType (Modo de expedição), PymCode (Formas de pagamento), Currency (Moeda) e LangCode (Língua da documentação enviada para o cliente); 98,53% dos erros detetados em sujeitos passivos coletivos com respeito ao atributo LicTradNum (NIF); 56,67% das moradas com erros do atributo ZipCode (Código Postal) e 99,65% dos tuplos que continham valores no atributo IntrntSite, uma vez estava a ser utilizado para um fim diferente do previsto pelo ERP, tendo esses valores sido migrados para o atributo E_Mail para posterior tratamento.
Trabalho final de Mestrado