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COMPETÊNCIAS EMERGENTES PARA PROFISSIONAIS DE SI/TI: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Aluno: Rita Pimentel Batista


Resumo
No atual contexto da 4ª Revolução Industrial, muitas têm sido as mudanças que se têm feito sentir de forma transversal. Um dos setores mais afetados pelo dinamismo e evolução tecnológica tem sido o dos Sistemas e Tecnologias de Informação. O impacto faz-se sentir, sobretudo, sobre o capital humano que se tem mostrado escasso ou desajustado face à procura. Assim, surge o presente estudo, que com base numa revisão sistemática da literatura, procura analisar e sintetizar quais as competências necessárias aos profissionais do ramo das SI/TI. Recorrendo ao método PRISMA, foram retirados 376 artigos, publicados entre 1980 e 2020, de 3 bases de dados diferentes. Os resultados foram depois agrupados de acordo com a Framework P21. A análise mostra que existe uma grande diversidade de competências sugeridas pelos autores. Por fim, a análise da evolução das competências ao longo das décadas estudadas revelou que a Literacia ICT está presente em todas as décadas, reforçando por um lado o seu carácter intemporal, e por outro a contínua necessidade de competências tecnológicas por parte dos profissionais de SI/TI. Este estudo vem auxiliar aquela que é considerada uma das tarefas mais desafiantes para as organizações, na identificação do conjunto de competências mais relevantes aos profissionais das áreas tecnológicas. Por outro lado, confere uma visão agregadora e objetiva dos contributos anteriores.


Trabalho final de Mestrado