Aluno: LuÍs Filipe Teixeira De Oliveira
Resumo
A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) é um dos pilares essenciais na estratégia de modernização e reforma da Administração Pública (AP). As Forças Armadas (FFAA), por força do estabelecido na Portaria 301/2016, de 30 de novembro, tiveram que adotar o Sistema de Informação de Avaliação do Mérito dos Militares das Forças Armadas (SIAMMFA).
A presente dissertação consiste num estudo de caso que visa perceber quais os motivos que levaram a Força Aérea Portuguesa (FAP) a adotar o novo SI, o impacto que este teve no processo administrativo da avaliação do mérito dos militares e avaliar a aceitação e utilização do SIAMMFA pelos seus vários tipos de utilizadores, recorrendo-se para isso, ao Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM - Technology Acceptance Model).
A adoção do SIAMMFA na FAP ocorreu devido à presença de pressões coercivas (obrigação legal). A satisfação dos utilizadores, avaliada com base numa amostra de 161 respostas, numa escala de 1 (muito insatisfeito) a 5 (muito satisfeito), foi obtida uma média de 3,24, pelo que se pode considerar que a satisfação com o SIAMMFA é moderada.
Mediante o teste às hipóteses preconizadas no modelo TAM adotado para estudar a aceitação e uso do SIAMMFA, os resultados permitem concluir que as hipóteses H1, H2, H3, H5 e H6 foram suportadas e apenas hipótese H4, não foi suportada.
Trabalho final de Mestrado