Aluno: Joana Rita Costa PaixÃo Rosado Da Luz
Resumo
Este trabalho estuda qual a intenção de adoção da tecnologia Qr Code em Portugal pelos utilizadores finais. Este é um código bidimensional bastante utilizado no quotidiano, não só pelas suas características bastante diferentes dos habituais códigos de barras, mas também porque fornece um rápido acesso a informação uma vez que pode ser lido por smartphones. O objetivo deste estudo foi não só saber qual a intenção de adoção desta tecnologia por parte dos consumidores finais portugueses mas também quais os principais fatores que a influenciam. Para tal foi utilizado o modelo UTAUT 2, uma extensão ao modelo original UTAUT ? Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. Foi lançado um inquérito online que obteve um total de 165 respostas, tratando-se de uma amostra de conveniência não representativa da população. A técnica de análise de dados utilizada foi a modelação de equações estruturais onde foi utilizado o SmartPLS para análise da regressão por mínimos quadrados parciais. No final da avaliação concluiu-se que os constructos que mais influenciam positivamente o uso efetivo do Qr code são o Hábito e a Intenção de Uso. Por sua vez, a Expectativa de Desempenho foi a variável que mostrou ter maior influência na Intenção de Uso do Qr Code. O mesmo não se verificou com a Expectativa de Esforço e Influência Social. Neste estudo, estes constructos mostraram não ter impacto na Intenção de adoção do Qr code.
Trabalho final de Mestrado