Aluno: Rodrigo AndrÉ Cardoso Amaral
Resumo
O mundo em que vivemos está em constante mudança. Devido a isso, os projetos são cada vez mais complexos e imprevisíveis, sendo difícil planear a longo prazo.
As Metodologias Ágeis têm vindo, cada vez mais, a despertar um maior interesse e um grande número de empresas tem vindo a adotar esta framework para atuar em projetos.
Num ambiente em que tudo muda rapidamente, os requisitos de um projeto também podem mudar. Por isso, no início de um projeto, é complicado fornecer todos os requisitos desejados, até porque estes podem mudar durante o decorrer do mesmo.
Devido a estes fatores, muitas empresas estão a gerir os seus projetos através de Metodologias Ágeis, uma vez que estas metodologias vão mais ao encontro das necessidades de um projeto complexo, num ambiente de incerteza.
Tendo em consideração a crescente importância da Metodologia Ágil, a presente dissertação desenvolve um estudo sobre a adoção da framework Agile e metodologia SCRUM, numa empresa do ramo da eletricidade. Para tal, foi estudado um projeto da empresa em questão, tendo sido efetuadas entrevistas de modo a obter dados relevantes para o estudo.
Concluiu-se que a adoção feita pela empresa não segue o padrão do SCRUM, tendo sido feitas algumas adaptações que levam em consideração a grande dimensão da empresa. Apesar dessas adaptações visarem o bom funcionamento dos projetos, foram identificados alguns pontos de melhoria, tendo o investigador sugerido neste documento medidas para melhorar a utilização da metodologia e consequentemente o sucesso dos projetos.
Trabalho final de Mestrado