Aluno: InÊs Afonso Gouveia De Carvalho
Resumo
Enquanto os alunos de hoje, os nativos digitais, caminham para uma educação cada vez mais mediada pela utilização das tecnologias, as instituições de ensino superior continuam a realizar processos educacionais que não acompanham essa evolução. A presente dissertação pretende explorar a contribuição dos recursos digitais no apoio às aprendizagens dos estudantes universitários. De forma a alcançar este objetivo, foi conduzida uma investigação qualitativa, através de um estudo de caso a um projeto-piloto de uma turma de licenciatura em gestão num ambiente tecnologicamente enriquecido, que decorreu no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa. Esta investigação pretende complementar a investigação sobre os potenciais efeitos das tecnologias nas aprendizagens dos estudantes, privilegiando as perceções dos envolvidos e os fatores contextuais para construir uma compreensão detalhada da problemática da integração das tecnologias nas práticas de ensino-aprendizagem. Neste sentido, para além da análise documental, questionários e observação participante, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas e focus groups a professores, alunos e responsáveis envolvidos, bem como a especialistas da área. Os resultados do estudo, não sendo generalizáveis, iluminam o potencial das tecnologias de informação no sentido de poderem influenciar positivamente as aprendizagens dos estudantes universitários. Consideramos que oferecem ainda um conjunto de lições para uma implementação bem sucedida dessas tecnologias. Este estudo tem implicações, em particular, para as instituições de ensino superior portuguesas que estão correntemente a implementar ou a planear iniciativas de integração das tecnologias, com especial enfase para os cursos de Gestão.
Trabalho final de Mestrado