Aluno: Sofia Isabel Castro De Jesus
Resumo
A atividade de Testes Aplicacionais é uma componente integrante do ciclo de desenvolvimento de uma aplicação. Inicialmente, esta tarefa estava intrinsecamente ligada à própria atividade de programação, não existindo uma definição propriamente dita. A sua evolução passou pelo desenvolvimento de técnicas, ferramentas e processos próprios que ainda hoje são alvo de melhoria.
Nesta dissertação foi estudada a evolução dos Testes Aplicacionais, o seu conceito, objetivos e tipos. Pretende-se demonstrar a importância dos Testes Aplicacionais, nomeadamente, dos Testes Funcionais e quais são os critérios de escolha de um método de Testes Funcionais adequado a um determinado negócio.
Das pesquisas efetuadas foi elaborado uma revisão da literatura e para complementar foi efetuado um Estudo de Caso numa instituição bancária onde foi estudado o seu método de execução de Testes Funcionais.
O principal resultado obtido foi a definição dos critérios de seleção de um método de Testes Funcionais. Esses critérios passam pela cultura da empresa, boas práticas, a tecnologia adotada, os custos e os próprios modelos de desenvolvimento de software.
Trabalho final de Mestrado