Aluno: Catarina Ferreira Rolim
Resumo
A presente dissertação tem como principal objetivo estudar o E-Assessment no Ensino Superior, mais precisamente compreender de que forma a introdução de tecnologias de informação na atividade de avaliação influencia a aprendizagem e os resultados dos alunos.
No contexto de Ensino Superior começou a constatar-se que as soluções oferecidas pelo ensino tradicional já não seriam suficientes nem as mais adequadas. Consequentemente surgiu a necessidade de explorar as potencialidades que as tecnologias de informação poderiam oferecer no ensino. Perspetivava-se que o ensino aliado às tecnologias de informação seria muito vantajoso visto ser mais abrangente, flexível e acessível.
A avaliação é considerada parte integrante do processo de aprendizagem, mas esta sempre foi considerada um tema desafiante para os professores. Através da adoção das tecnologias de informação, a avaliação não deixou de ser desafiante para os professores mas possibilitou a criação de novas oportunidades para melhorar o ensino.
No entanto, o E-Assessment é ainda um tema de muita discussão para muitos face às dúvidas que surgem sobre a sua eficiência e eficácia.
De modo a entender esta problemática realizou-se uma reflexão sobre a avaliação no Ensino Superior com o intuito de estudar o alcance global que o E-Assessment atinge, comparando a sua adoção em Portugal com os países do resto do mundo.
Com este estudo conclui-se que o E-Assessment é um tipo de avaliação com benefícios para alunos e professores, no entanto a sua adoção em Portugal ainda se encontra um pouco atrasada relativamente com os países do resto do mundo.
Trabalho final de Mestrado