Search button

A Maturidade na Gestão dos Serviços de Sistemas e Tecnologias de Informação para os Processos de Gestão de Incidentes, Gestão de Alterações e Gestão de Níveis de Serviço, de acordo com o ITIL: Um Estudo da Realidade Portuguesa

Aluno: Zulmira Andrade De Ceita


Resumo
Nos dias de hoje, o recurso às melhores práticas para tecnologias de informação está a tornar-se cada vez mais comum, requerendo um maior investimento nesta área, dando assim melhor e maior suporte aos serviços de SI/TI prestados. No entanto, aderir aos modelos e standards de boas práticas não é trivial, o que faz com que muitas organizações não adoptem as mesmas. Consequentemente, os responsáveis desta área optam por implementar apenas alguns processos em vez de implementações mais abrangentes. Information Technology Infrastructure Library (ITIL) é um dos standards de boas práticas disponível e que por sinal muitas empresas já têm investido nela directa ou indirectamente, fornecendo assim linhas de orientação para melhorar os seus serviços de TI. Com este estudo, pretende-se identificar, através de um inquérito, qual o nível de maturidade das organizações relativamente a implementação dos processos ITIL. Os resultados obtidos revelam que o nível médio de maturidade entre as grandes empresas e as PMEs não diferem muito.


Trabalho final de Mestrado