Aluno: Pedro Rafael Violante De Almeida
Resumo
Numa altura em que as empresas fazem investimentos cada vez maiores nos seus
sistemas de informação, vemos um aumento da preocupação por parte das empresas de
auditoria em garantir que as informações presentes nos relatórios financeiros estão
corretas. Para tal, as auditorias financeiras necessitam de recorrer a especialistas de
Tecnologias de Informação para obter o conforto necessário relativamente à completude
e integridade das informações financeiras alvo de análise no momento da emissão da
certificação legal de contas.
Dada a relevância da utilização destes especialistas para que exista uma auditoria
financeira de qualidade, foi desenvolvido o presente relatório de estágio, com o objetivo
de perceber a metodologia utilizada nos trabalhos de análise aos sistemas de informação
de um cliente do ramo de Banca e Seguros.
Com a elaboração deste trabalho foi possível entender que existem riscos
associados à utilização de sistemas de informação que tentam ser colmatados com a
introdução de controlos informáticos. Estes controlos são analisados pelos especialistas
de TI para que a equipa de auditoria financeira obtenha o conforto necessário para a
emissão da certificação legal de contas. Foi também possível verificar que a colaboração
entre as equipas de auditoria financeira e os especialistas de TI permite um aumento da
qualidade dos trabalhos de auditoria.
Trabalho final de Mestrado