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ESG AND EARNINGS MANAGEMENT: THE MODERATING ROLE OF FIRM SIZE

Aluno: Shiyanshan Zhou


Resumo
Este estudo investiga a relação entre ambiente, social e governança (ESG) e gestão de resultados (EM), bem como o efeito moderador da dimensão da empresa nesta relação. Utilizando dados disponíveis de empresas não financeiras públicas da UE-15, entre 2012-2021, com 1190 observações ano-empresa, foi usada a abordagem de regressão linear por meio de regressão de dados em painel balanceado, controlando o ano e o efeito fixo do país, bem como o erro de cluster ano-empresa. Os resultados mostram uma associação negativa das práticas de ESG e EM, bem como o efeito de estimulação da dimensão da empresa. Simultaneamente, os resultados sugerem uma relação positiva entre a dimensão da empresa e ESG e EM. Os resultados evidenciam o nexo ESG e EM, à luz da teoria das partes interessadas; a relação entre a dimensão da empresa e ESG, à luz das teorias de legitimidade e de agência; e a relação entre a dimensão da empresa e EM, à luz na teoria da motivação. Para além de preencher a lacuna na literatura sobre o efeito moderador da dimensão da empresa, este estudo tem implicações práticas de interesse para os reguladores, investidores, parceiros de negócios e outras partes interessadas. Na prática, empresas maiores e com mais responsabilidade social apresentam informações financeiras mais confiáveis e desempenho econômico mais sustentável.


Trabalho final de Mestrado