Aluno: Ricardo Marques Cunha
Resumo
Este estudo examina a relação entre os Incentivos de Compensação da Sustentabilidade e o desempenho da empresa em empresas sediadas na Europa. Utilizando uma amostra de empresas europeias públicas durante o período de 2015 a 2021, foi investigado até que ponto os Incentivos de Compensação da Sustentabilidade estão relacionados com o desempenho da empresa, medido pela Rendibilidade Líquida do Ativo (ROA) de cada empresa.
A investigação utiliza uma análise de regressão de mínimos quadrados ordinários (OLS) para explorar a relação entre os Incentivos de Compensação da Sustentabilidade e o desempenho da empresa, controlando outras variáveis de compensação dos gestores, variáveis de governação empresarial, variáveis de CSR e variáveis específicas da empresa.
Os resultados indicam que os Incentivos à Compensação pela Sustentabilidade não estão relacionados com o desempenho financeiro da empresa, medido pela Rendibilidade Líquida do Ativo.
Este estudo apresenta algumas limitações, sendo a mais importante o facto de a variável independente, Incentivos de Compensação para a Sustentabilidade, ser uma variável binária, o que não permite captar as nuances dos incentivos de compensação para a sustentabilidade.
Trabalho final de Mestrado