Search button

A waste collection case study

Aluno: GonÇalo Torres Duarte


Resumo
Estratégias inovadoras de recolha de resíduos têm sido estabelecidas para substituir sistemas convencionais com sistemas dinâmicos que têm em consideração o nível de enchimento dos contentores. Este projeto propõe um método para desenho de rotas relacionado com a recolha e transporte de resíduos, sendo focado em minimizar a distância total percorrida pelos veículos de transporte e recolha, num caso de estudo do município das Caldas da Rainha. O processo recorre a dados de histórico do nível de enchimento dos contentores para determinar o número de recolhas semanais necessárias por contentor, e por exteriormente, desenhar rotas de recolha. Métodos mais convencionais têm por base uma única média comum a todos os contentores para a taxa de enchimento, o que pode não representar a realidade, causando ineficiência. Ao analisar os dados disponíveis concluiu-se que todos os contentores necessitam apenas de uma recolha semanal. Um algoritmo de clustering foi então aplicado para agregar os contentores em grupos, estes correspondendo a contentores a ser recolhidos na mesma rota. Por fim, rotas são desenhadas dentro de cada cluster e são criadas correspondências entre rotas que representam rotas a efetuar nos mesmos dias. As limitações quanto aos dados estão presentes no facto de todos os registos de nível de enchimento serem introduzidos manualmente e pelo facto de a grande maioria dos registos terem sido feitos durante o período pandémico. A metodologia é aplicada a resíduos de vidro, sendo os dados fornecidos pela Valorsul, S.A. O projeto pretende propor um método para o planeamento de recolhas de resíduos e explora as considerações a ter em conta e futuros melhoramentos possíveis, com base nas dificuldades enfrentadas.


Trabalho final de Mestrado