Aluno: Carolina Cardoso E Conchinha
Resumo
No dinâmico panorama da indústria energética, onde a capacidade de tomar decisões informadas de forma rápida e estratégica é crucial para o sucesso sustentado, esta pesquisa aborda a interseção urgente e relativamente inexplorada das ferramentas de inteligência de negócios, democracia de dados e o seu impacto coletivo na tomada de decisões dentro das equipas de vendas de uma empresa de energia. Enquanto a indústria energética passa por mudanças transformadoras, marcadas pela crescente proeminência de fontes de energia renovável, mudança nos mercados globais de energia e um foco aumentado na sustentabilidade, a lacuna específica de conhecimento reside na compreensão de como a democratização de dados dentro das equipas de vendas pode ser melhorada e contribuir para a adaptação de estratégias, extração de insights de conjuntos de dados diversos e alinhamento de operações com práticas sustentáveis. Empregando uma metodologia híbrida que combina CRISP-DM e Action-Research, o estudo envolveu ativamente uma empresa participante do setor energético em processos colaborativos de resolução de problemas. A pesquisa revelou insights práticos, demonstrando a eficácia da metodologia escolhida. Além disso, destacou a relevância da democracia de dados para alavancar abordagens baseadas em dados para melhorar a tomada de decisões no setor energético. Os resultados enfatizam a capacidade de ferramentas como o Power BI para melhorar o acesso a dados, simplificar análises, aumentar a eficiência do tempo e, em última análise, melhorar os processos de tomada de decisão.
Trabalho final de Mestrado