Aluno: Diogo Emanuel Nunes Bessa
Resumo
A falência de uma instituição financeira tem um impacto severo na sociedade. Assim, e com vista a minimizar o impacto causado, tem existido uma grande preocupação com a solvência bancária. Posto isto, o objetivo da presente dissertação é estudar o risco de crédito de uma instituição financeira recorrendo a indicadores baseados no mercado de capitais.
Os indicadores utilizados para o estudo foram a Distance to Default e a Distance to Capital. O conceito Distance to Default mede a distância a que uma instituição financeira está do default. Por outro lado, o conceito Distance to Capital que ainda é pouco explorado, tem como objetivo analisar se a implementação de ações regulatórias seria uma mais-valia no estudo do risco de crédito dos bancos. Ambos os indicadores são calculados tendo por base a mesma estrutura teórica, o modelo de Merton, sendo que diferem no fator de correção que tem em consideração os diferentes níveis de capitalização. Para a aplicação prática foi escolhido o banco Millennium BCP, dado que o Modelo de Merton apenas se aplica a empresas cotadas e este é o único banco português atualmente cotado em bolsa.
Os resultados mostraram uma grande semelhança entre si, o que não permitiu aferir qual o indicador mais fiável no cálculo do risco de crédito. No entanto, a semelhança dos resultados permite afirmar que o banco esteve sempre estável e com um baixo risco de default.
Trabalho final de Mestrado