Search button

A CAUDA LONGA: UMA APLICAÇÃO AOS FUNDOS DE INVESTIMENTO

Aluno: Eunice Neves Pontes


Resumo
Para que as instituições financeiras possam crescer é necessário que disponham de produtos e serviços suficientemente competitivos e que exista uma relação de confiança com os clientes. Uma das tarefas mais difíceis para este tipo de instituições é decidir que produtos colocar na oferta de forma a conseguir captar uma maior diversidade de clientes. Com este trabalho pretende-se analisar se é mais importante o facto da oferta de produtos da instituição financeira ser mais alargada ou se é preferível restringir a mesma aos produtos que lhe geram um maior retorno. A escolha deste tema surgiu após a leitura do livro ?A Cauda Longa ? Porque é que o futuro dos negócios é vender menos de mais produtos? sendo este do interesse da instituição financeira, mas fundamentalmente do Departamento de Contabilidade e Controlo, onde o estágio foi realizado. Neste relatório é apresentado uma pequena explicação relativamente ao conceito da cauda longa, referindo também as três forças que a constituem. De seguida apresenta-se uma definição dos fundos de investimento, bem como os conceitos mais importantes envolvidos. Por fim, aplica-se o conceito da cauda longa aos fundos de investimento e elabora-se uma análise aos mesmos relativamente à tipologia, volatilidade e rendibilidade.


Trabalho final de Mestrado