Aluno: Ricardo Fanha Vicente Soares
Resumo
O sector financeiro tem sido obrigado a repensar estratégias e a adaptar abordagens para conseguir acompanhar toda a disrupção tecnológica e social que se tem sentido, criando e aproveitando novas oportunidades de negócio.
Atualmente, as instituições financeiras precisam de novas estratégias para reter os clientes atuais e capturar novos clientes, tal como a antecipação das suas necessidades. É neste contexto que surge o tema das necessidades financeiras de cada pessoa, um tema que carece de uma abordagem mais prática e realista, bem como de um enquadramento técnico adaptado ao tempo presente.
Com este trabalho é ambicionado descrever as diferentes fases do ciclo de vida de uma pessoa, com base em dados recolhidos, e analisar de que modo é que os seus componentes têm influência na decisão do consumidor, relativamente à aquisição de produtos e serviços financeiros.
É também pretendida a elaboração de um enquadramento da relação ciclo de vida ? necessidades financeiras e o desenvolvimento de um modelo que projete estas necessidades ao longo do ciclo e que otimize a propensão ao consumo, mediante a posição de cada pessoa no ciclo de vida.
Esta análise revela pontos bastante relevantes, tal como a existência de correlação entre a ocorrência de certos eventos (como, por exemplo, casamento, nascimento de um filho) e a aquisição de produtos financeiros, um esquema detalhado da relação entre o ciclo de vida e as necessidades financeiras e ainda um modelo que prevê a melhor oferta de produtos e serviços financeiros para cada cliente.
Trabalho final de Mestrado